Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville

Tipos de Câncer de Mama

Existem vários tipos de câncer de mama, mas alguns deles são bastante raros.

Os tipos mais comuns de câncer de mama são:

Carcinoma ductal in situ - Também conhecido como carcinoma intraductal, é considerado não invasivo ou um câncer de mama pré-invasivo. Cerca de 20% dos novos casos de câncer de mama são de carcinoma ductal in situ. Quase todas as mulheres diagnosticadas neste estágio (in situ) da doença podem ser curadas.

Carcinoma invasivo sem outras especificações (antigo carcinoma ductal invasivo) - Este é o tipo mais comum de câncer de mama. Cerca de 70% dos cânceres de mama invasivos são carcinomas ductais invasivos. O carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante) se inicia em um ducto mamário.

Carcinoma lobular invasivo - O carcinoma lobular invasivo começa nas glândulas produtoras de leite (lobulos). Cerca de 10% dos cânceres de mama invasivos correspondem ao carcinoma lobular invasivo, que pode ser mais difícil de ser diagnosticado na mamografia do que o carcinoma ductal invasivo.

Existem alguns tipos especiais de câncer de mama que são subtipos do carcinoma invasivo. Alguns deles podem ter um prognóstico melhor do que o carcinoma ductal invasivo e incluem carcinoma metaplásico, carcinoma medular, carcinoma mucinoso, carcinoma papilífero e carcinoma tubular. Em geral, todos estes subtipos são tratados como carcinoma ductal invasivo.

Tipos menos comuns de câncer de mama:

Câncer de mama inflamatório - É um tipo raro que representa de 1 a 3% dos cânceres de mama.

Doença de Paget - Este tipo de câncer de mama começa nos ductos mamários e se dissemina para a pele do mamilo e para a aréola. É raro, representando cerca de 1% dos casos de câncer de mama.

Angiosarcoma - Este tipo de câncer começa nas células que revestem os vasos sanguíneos ou vasos linfáticos e raramente ocorre na mama.

Tumor filodes - É um tipo de tumor de mama muito raro, que se desenvolve no estroma (tecido conjuntivo) da mama, em contraste com os carcinomas, que se desenvolvem nos ductos ou lobos.





Estas informações têm fins estritamente educativos. Assim, apresenta-se de forma genérica, sem a intenção de suprir diagnóstico e acompanhamento médico, resultantes de consultas e exames clínicos.