Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville

Tipos de Câncer de Colo do Útero

Muitas vezes, o diagnóstico é devido ao resultado de um exame Papanicolau anormal, que levará a realização de outras análises clínicas, como colposcopia (com biópsia) e curetagem endocervical, para detectar a presença de um câncer ou uma lesão pré-cancerosa. Se a biópsia confirmar o diagnóstico de câncer, o médico poderá solicitar alguns exames para determinar a extensão da doença, como cistoscopia e proctoscopia.


Os principais tipos são:

- Carcinoma Espinocelular - Este tipo de câncer se inicia nas células que revestem o útero e representa 90% de todos os tipos de câncer de colo do útero.

- Adenocarcinoma - A maioria dos demais tipos são adenocarcinoma, que se desenvolve a partir das células glandulares produtoras do muco e outros fluídos.

Embora quase todos os cânceres de colo do útero sejam carcinomas espinocelulares ou adenocarcinomas, outros tipos de câncer também podem se desenvolver no útero, como por exemplo, melanoma, sarcoma e linfoma, que ocorrem mais frequentemente em outras partes do corpo.





Estas informações têm fins estritamente educativos. Assim, apresenta-se de forma genérica, sem a intenção de suprir diagnóstico e acompanhamento médico, resultantes de consultas e exames clínicos.